| Seja bem-vindo! Hoje é
 
 

Warning: simplexml_load_file(http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml) [function.simplexml-load-file]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: simplexml_load_file() [function.simplexml-load-file]: I/O warning : failed to load external entity "http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml" in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 108
Acompanhe o santo do dia
Fonte: Católico.org
 
 
 
Home
Pároco
Atendimento na Paróquia
Estudos litúrgicos
Curiosidades
Catedral Sto Antônio
Pastorais
Regiões Pastorais
Padroeiro
Orientações Pastorais
Orações
Estudos e Reflexões
Espaço Litúrgico
Mensagens
Folheto Litúrgico
Contato
 
. : Catedral Santo Antônio :.
Liturgia da palavra: diálogo entre Deus e seu povo

        Maria de Lourdes Zavarez

A finalidade da liturgia da Palavra  é reavivar o diálogo da aliança entre Deus e seu povo, receber uma orientação para nossa vida, estreitar os laços de amor e fidelidade.
Neste diálogo, nossa atitude é de escuta atenta e amorosa para que Deus possa nos falar dentro da realidade bem concreta de nossa vida. E também de resposta, de acolhimento sincero, de adesão consciente, de decisão convicta, de conversão, para que a Palavra possa dar frutos em nossa vida.
O Senhor nos fala e nós entramos em diálogo com Ele. Respondemos de diversas formas: ouvindo atentamente, acolhendo no coração, salmodiando, aclamando, atualizando, professando a fé e apresentando nossas preces para vivê-la na celebração e no dia-a-dia, em nossas lidas e lutas.
 Para que tudo isso aconteça é preciso destacar a importância dos ministérios dos leitores/as,  do/a salmista, de quem proclama o evangelho e faz a homilia.
É importante valorizar a estante da palavra, que foi reintroduzida pelo Concílio Vaticano II, para proclamar as leituras, o evangelho, cantar o salmo, fazer a homilia e as preces dos fiéis.
Deus fala através das ações corporais dos ministros/as: gestos, tom de voz, postura e atitudes diante da mesa da Palavra, do livro, de sua maneira de olhar e se dirigir à assembléia. A humildade, a convicção e o compromisso, como ouvinte da Palavra, possibilitam uma eficaz comunicação de Deus com seu povo reunido.
 Além de cuidar que as ações sejam bem feitas em termos de comunicação, é preciso que elas sejam de verdade, ações simbólico-sacramentais, capazes de expressar e realizar o que significam, ou seja: a palavra do Senhor viva e transformadora para a comunidade reunida em seu Nome
Assim, toda a Liturgia da Palavra torna-se um diálogo amoroso e comprometedor entre Deus e seu povo, animado pelo Espírito Santo. E, o Verbo de Deus, Palavra viva do Pai, o próprio Cristo, se torna CARNE em nós para continuarmos sua ação salvadora, entregando nossa vida  para a transformação do mundo.

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos: 
      1- Qual deve ser a atitude básica da assembléia durante o rito da palavra?
2- De que maneira a assembléia participa do diálogo com Deus  na liturgia da Palavra?
3– O que fazer para um melhor desempenho dos  ministérios na liturgia da palavra em sua comunidade?

 



© 2007/2008 Catedral Santo Antônio Chapecó.  Todos os direitos reservados. | créditos |