| Seja bem-vindo! Hoje é
 
 

Warning: simplexml_load_file(http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml) [function.simplexml-load-file]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: simplexml_load_file() [function.simplexml-load-file]: I/O warning : failed to load external entity "http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml" in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 108
Acompanhe o santo do dia
Fonte: Católico.org
 
 
 
Home
Pároco
Atendimento na Paróquia
Estudos litúrgicos
Curiosidades
Catedral Sto Antônio
Pastorais
Regiões Pastorais
Padroeiro
Orientações Pastorais
Orações
Estudos e Reflexões
Espaço Litúrgico
Mensagens
Folheto Litúrgico
Contato
 
. : Catedral Santo Antônio :.
A liturgia como ação simbólica

Liturgia se faz com ações, gestos, palavras, ritos, símbolos. É um trabalho comunitário que fazemos com nosso corpo, usando todos os nossos sentidos, nossa mente, nosso coração e entrando em comunhão com a natureza, com os outros, com a gente mesma e com Deus.
Na celebração pessoas, lugares, gestos, objetos... se tornam meios de comunicação, de comunhão entre nós e Deus. Tornam-se símbolos, palavra vinda do grego: (sym-balleim= juntar, unir, ligar).
O símbolo é um objeto, um gesto, uma pessoa, uma palavra, um lugar, uma música...que tem a força de nos ligar, nos unir com outra realidade ausente ou invisível. O símbolo é algo que toca nossos sentidos, nos lembra e traz presente uma realidade escondida e cheia de significado para nós. Ele nos permite vivenciar e nos comprometer com esta realidade invisível , mas real.
Assim, quando oferecemos um cafezinho a uma pessoa amiga que vem nos visitar, não é apenas o café que oferecemos, mas principalmente amizade, acolhimento, carinho, hospitalidade, consideração...Uma realidade escondida dentro da gente que o cafezinho gostoso e bem servido fará a pessoa sentir, saborear e até se comprometer com ela. Nossa amizade cresce!
Podemos dizer que a liturgia é toda simbólica. Tudo o que fazemos nela se refere e nos liga a Jesus Cristo e seu Reino. Ele nos deixou a refeição, uma ação simbólica para que a realizemos sempre de novo, fazendo memória dele: agradecer, comer e beber juntos e em seu Nome para fazer memória de sua vida, morte e ressurreição. Esta é a celebração central de nossa vida cristã.
Agradecendo, comendo e bebendo juntos, ficamos ligados e vamos nos identificando com Ele e nos comprometendo com seu projeto. Mas, para ser simbólica é preciso que o corpo, a mente e o coração estejam unidos e concentrados na ação , no gesto, na palavra, na pessoa. Isto dispensa ficar explicando os símbolos. O símbolo fala por si e nos liga fortemente à realidade escondida nele. É preciso evitar muita falação, explicações de símbolos e fazer gestos mecânicos, apenas funcionais e roteiros nas celebrações. Tudo nos deve fazer entrar em relação com Cristo e seu mistério. Vamos tentar fazer isto em nossas celebrações ? E na catequese como você pode trabalhar isto?
 


© 2007/2008 Catedral Santo Antônio Chapecó.  Todos os direitos reservados. | créditos |