| Seja bem-vindo! Hoje é
 
 

Warning: simplexml_load_file(http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml) [function.simplexml-load-file]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: simplexml_load_file() [function.simplexml-load-file]: I/O warning : failed to load external entity "http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml" in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 108
Acompanhe o santo do dia
Fonte: Católico.org
 
 
 
Home
Pároco
Atendimento na Paróquia
Estudos litúrgicos
Curiosidades
Catedral Sto Antônio
Pastorais
Regiões Pastorais
Padroeiro
Orientações Pastorais
Orações
Estudos e Reflexões
Espaço Litúrgico
Mensagens
Folheto Litúrgico
Contato
 
. : Catedral Santo Antônio :.
Formação para o espaço litúrgico

As novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na 46ª Assembléia dos Bispos, em Itaici, chamam a atenção quanto a qualidade da arquitetura das nossas igrejas, para que elas cumpram com a sua função de “favorecer o encontro entre as pessoas e o encontro com Deus” e de “ser sinal sensível do mistério que ali se celebra” (n.77).

O espaço bem organizado, disposto em respeito ao bom andamento da liturgia, com obras de arte e ornamentação adequada, expressa uma Igreja viva e pode ter um papel importante na promoção de duas das exigências da Evangelização, propostas pelas Diretrizes: o diálogo, abertura e escuta do outro, e o anúncio da mensagem do Evangelho.

O diálogo, encontro entre as pessoas, pode ser facilitado por um espaço que promova a celebração e convivência. Uma construção funcional, bem orientada em relação ao conforto térmico, com boa performance acústica, iluminação adequada, de cores e formas belas e acolhedoras, contém uma dignidade, é a expressão material do desejo de comunidade que ali se reúne.

O edifício da igreja deve permanecer como um anúncio da mensagem do Evangelho, e nos conduzir ao Mistério de Deus, do Cristo, da Igreja; pode ser um espaço de catequese permanente, acessível a todos. “A beleza, a dignidade e a simplicidade do espaço, devem estar em sintonia com a beleza do Mistério Pascal de Cristo” (n.77). A iconografia e a composição da assembléia, a disposição das peças do presbitério, a localização do batistério, capela do Santíssimo, o local da reconciliação, o uso criativo da luz natural, podem oferecer um percurso didático de iniciação, de contemplação, e ajudar na realização dos Sacramentos.

Para coordenar todas as condicionantes do projeto e execução de uma construção, e as possibilidades de expressões plásticas, as Diretrizes afirmam a necessidade de se contar com profissionais das artes e da construção civil, com formação específica na área de arte sacra e do espaço litúrgico. Elas igualmente pedem especial atenção para a formação para o espaço litúrgico nos seminários. O padre e a comunidade devem estar preparados para assumir uma posição crítica nas escolhas relativas à construção dos seus espaços. As Diretrizes da Ação Evangelizadora consideram urgente a “implementação, nos regionais e nas dioceses, das Comissões de Espaço Litúrgico, compostas preferencialmente por especialistas nas diferentes áreas (artistas, arquitetos, engenheiros, liturgistas...)” (n.77).

O cuidado com o espaço litúrgico é parte constitutiva da Pastoral Litúrgica, que é o conjunto dos “esforços e iniciativas para animar a vida litúrgica de uma comunidade, paróquia, diocese, região, levando em conta sua realidade histórica, cultural, social, eclesial, de modo que todos os cristãos possam participar da liturgia de forma ativa, consciente, plena e colher dela os frutos espirituais”(n.80).

 

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:

 

  1. O edifício da nossa igreja favorece o encontro, a convivência entre as pessoas da nossa comunidade? Por que?
  2. Em que medida o espaço da nossa igreja é anúncio do Mistério do Cristo?

Arqto. João Martins



© 2007/2008 Catedral Santo Antônio Chapecó.  Todos os direitos reservados. | créditos |