| Seja bem-vindo! Hoje é
 
 

Warning: simplexml_load_file(http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml) [function.simplexml-load-file]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: simplexml_load_file() [function.simplexml-load-file]: I/O warning : failed to load external entity "http://www.acidigital.com/podcast/santo.xml" in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 107

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/catedralchapeco/www/index.php on line 108
Acompanhe o santo do dia
Fonte: Católico.org
 
 
 
Home
Pároco
Atendimento na Paróquia
Estudos litúrgicos
Curiosidades
Catedral Sto Antônio
Pastorais
Regiões Pastorais
Padroeiro
Orientações Pastorais
Orações
Estudos e Reflexões
Espaço Litúrgico
Mensagens
Folheto Litúrgico
Contato
 
. : Catedral Santo Antônio :.
“O AMOR JAMAIS ACABARÁ”

O Ano Paulino foi convocado pelo papa Bento XVI no dia 28 de junho de 2007, com o objetivo de comemorar o segundo milênio do nascimento do Apóstolo das Nações, que é datado por volta do ano 7 a 10 d.C.

Este ano jubilar deseja ser uma ocasião para “redescobrir a figura do Apóstolo Paulo, reler suas numerosas cartas, aprofundar seus ensinamentos, mergulhar em sua espiritualidade, revitalizar a fé, rezar e trabalhar pela unidade de todos os cristãos”.

O papa assinalou a dimensão ecumênica do evento, já que São Paulo, “particularmente empenhado em levar a Boa Nova a todos os povos, se dedicou completamente em favor da unidade e da concórdia de todos os cristãos”. Esta será uma das características marcantes do Ano Paulino. Além disso, “a capela destinada ao batistério, na basílica e claustro de São Paulo Fora dos Muros, se transformará na Capela Ecumênica destinada a oferecer aos irmãos cristãos que solicitarem, um lugar especial de oração, tanto para rezar em grupo como para orar unidos aos católicos”.

A abertura oficial se dará na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros, na tarde de 28 de junho de 2008, quando o Papa Bento XVI abrirá a “Porta Paulina” para dar início às celebrações e rezará as Vésperas da Solenidade.

Há várias sugestões de atividades, que podem ser desenvolvidas: eventos litúrgicos, culturais e ecumênicos; iniciativas pastorais e sociais inspiradas na espiritualidade paulina. Eis alguns exemplos: celebrações litúrgicas, encontros de oração, catequeses sobre São Paulo, conferências, congressos, concertos, exposições, estudo das cartas paulinas, peregrinações a igrejas que tenham São Paulo como padroeiro. Isto pode ser realizado por grupos, escolas, pastorais, comunidades paroquiais, dioceses, institutos, congregações religiosas. Maiores informações podem ser obtidas na página do Vaticano: www.annopaolino.org.

            No Brasil, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, está lançando um roteiro de encontros para círculos bíblicos e grupos de reflexão sobre a vida e a missão de Paulo, com 20 encontros. Ademais, o Mês da Bíblia deste ano terá como livro bíblico de estudo a 1ª carta de São Paulo aos Coríntios, com o tema: A caridade sustenta a comunidade, e o lema: “O amor jamais acabará” (1Cor 13,8). Ainda teremos artigos na página da CNBB (www.cnbb.org.br) sobre o Apóstolo Paulo, sua missão e suas cartas. Sugere-se ainda que os bispos, padres, diáconos e ministros da palavra leigos aproveitem os textos litúrgicos paulinos para aprofundar a mensagem do Apóstolo e tornar sua mensagem mais acessível.

            Aproveitemos este ano para conhecer mais o Apóstolo e suas cartas, a fim de usufruir de sua mensagem e espiritualidade, que nos orientam no seguimento de Jesus.

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:

1. Como nossas equipes de liturgia poderão vivenciar este “Ano Paulino”?

2. Quais os textos das Cartas de Paulo que nos falam sobre a Liturgia?

Pe. Videlson Teles de Meneses



© 2007/2008 Catedral Santo Antônio Chapecó.  Todos os direitos reservados. | créditos |