| Seja bem-vindo! Hoje é
 
 
Acompanhe o santo do dia
Fonte: Católico.org
 
 
 
Home
Pároco
Atendimento na Paróquia
Estudos litúrgicos
Curiosidades
Catedral Sto Antônio
Pastorais
Regiões Pastorais
Padroeiro
Orientações Pastorais
Orações
Estudos e Reflexões
Espaço Litúrgico
Mensagens
Folheto Litúrgico
Contato
 
. : Catedral Santo Antônio :.
Fundação

A paróquia Santo Antônio de Chapecó foi criada e instituída canonicamente por D. Daniel Hostin, Bispo de Lages, aos 13 de junho de 1931 (decreto n.º 6 da Cúria de Lages).
A ereção da paróquia foi em regozijo pela passagem do 7º centenário da morte de Santo Antônio de Pádua (ocorrida aos 13/06/1231) e atendeu a um pedido feito por representantes da comunidade de Chapecó, através de telegrama enviado a D. Daniel.
A paróquia de Santo Antônio foi desmembrada da paróquia de Palmas, no Paraná, mas ficou continuou anexada a Palmas. Era atendida pelos padres Franciscanos da Província da Imaculada Conceição, do Sul do Brasil.
Neste período de 1931 a 1940, os padres eram itinerantes, percorriam a região em lombo de burro. Chapecó não tinha ainda residência para os frades (casa paroquial). Sendo paróquia anexa a Palmas, os padres franciscanos que trabalhavam em Chapecó vinham de Palmas e recebiam jurisdição do Bispo de Ponta Grossa, D. Antônio Mazarotto, embora a paróquia estivesse em território catarinense e sob a jurisdição do bispo de Lages, conforme consta do decreto de criação da paróquia.
No dia 09/12/1933, o Papa Pio XI criou a prelazia de Palmas e a paróquia de Chapecó passou a pertencer a essa prelazia. A paróquia abrangia os atuais municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Abelardo Luz, São Domingos, Quilombo, Coronel Freitas, Caxambú do Sul e Águas de Chapecó.
Somente a partir de 25 de julho de 1940, Chapecó passou a ser paróquia com residência independente de Palmas, quando D. Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Mello nomeou Frei Evaldo Bamberg vigário de Chapecó, com sede na mesma cidade.


© 2007/2008 Catedral Santo Antônio Chapecó.  Todos os direitos reservados. | créditos |